Educação Bilíngue: aprendizagem significativa em inglês e português
Extensão – 120 horas com aulas gravadas
(de acordo com Diretrizes do MEC, pré-requisito para professores em escola bilíngues)
- Como planejar, praticar e analisar estratégias e práticas de educação bilíngue relevantes para o século XXI, oferecendo suporte tanto para a língua portuguesa, como para a língua inglesa?
Estratégias que possibilitam planejar a língua a ser ensinada de forma equilibrada com as competências, habilidades e conteúdos necessários, com os diferenciais:
- Apresenta práticas e casos ministrados por professores especialistas que lecionam na Educação Básica e que, além de integrar conteúdo e linguagem, consideram o contexto e a voz dos alunos para uma aprendizagem bilíngue significativa.
- Oferece abordagens pedagógicas essenciais para a aprendizagem, também para professores que ainda não dominam o Inglês, como Planejamento Reverso, Diferenciação Pedagógica, Ensino para Compreensão, Aprendizagem Visível e Neurociência, aplicadas à Educação Bilíngue.
- Baseado em referências internacionais de destaque como o Center for Advanced Research on Language Acquisition (CARLA) - University of Minnesota e o Project Zero - Harvard Graduate School of Education, continuamente testadas e adaptadas à realidade da escola brasileira.
- Atende aos pré-requisitos do MEC para professores que pretendem lecionar em escolas bilíngues e é ministrado em português, por professores bilíngues atuantes em escolas e que aplicam a teoria na prática.
MÓDULOS
|
Com este curso nosso aluno será capaz de:
|
1 - Fundamentos Teóricos da Educação Bilíngue.
|
Entender a importância do bilinguismo e da educação bilíngue na formação global do cidadão do século XXI.
|
2 - Linguagem e Pensamento em Educação Bilíngue.
|
Compreender as conexões entre linguagem e pensamento. Entender a influência da aprendizagem de línguas adicionais no cérebro.
|
3 - Integração de língua e conteúdo e planejamento.
|
Compreender a relevância de planejamento intencional de linguagem e conteúdo de maneira interdisciplinar.
|
4 - Ferramentas e práticas para educação bilíngue e avaliação.
|
Analisar estratégias de instrução de linguagem e conteúdo em ambientes de aprendizagem ativa e interdisciplinar.
|
Docentes:
Juliana Pereira de Albuquerque Storniolo: Licenciada em Letras Português e Inglês e Pedagogia. Mestra em Educação. Com 26 anos de experiência na Educação em cargos de Gestão Pedagógica e Formação de Professores.
Alinne Rios: Professora há 18 anos com experiência em ensino de inglês como língua estrangeira e educação bilíngue. Licenciada em Letras Português e Inglês e Pedagogia. Especialista em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira.
Carolina Segala: Com 27 anos de experiência na Educação como Professora, Formadora de Professores e Gestora. Licenciada em Letras Português e Inglês e Pedagogia. Especialista em Educação Bilíngue.
Karina Silva: Professora há 20 anos com experiência em ensino de inglês como língua estrangeira e educação bilíngue. Licenciada em Letras Português e Inglês e Pedagogia.
Dorotéia Carolina Ranzani Imbuzeiro: Professora há 37 anos com experiência em ensino de inglês como língua estrangeira e educação bilíngue. Licenciada em Letras Português/Inglês. Especialista em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira.
Ana Paula Gilioli: Professora de educação bilíngue há 11 anos. Licenciada em Letras Português e Inglês, Psicologia e Pedagogia. Especialista em Neurociência e Educação.
Mariana Sassen: Professora em Educação Bilíngue há 12 anos. Pedagoga e musicista. Especialista em neuroaprendizagem.
Quando:
Início em 12/09
Módulo 1 de 12/09 até 10/10
Módulo 2 de 14/11 até 05/12
Módulo 3 de 30/01 até 03/03
Módulo 4 de 06/03 até 31/03
Importante:
Termo de ciência para obtenção de certificado: este curso é específico para participantes que possuem formação superior e o certificado do curso está vinculado à comprovação da formação por parte do participante.
Ao se inscrever no curso, o participante está ciente e concorda que só terá direito ao certificado mediante comprovação do nível superior, até o último módulo do curso (por envio do diploma ou certificado comprobatório).