Aprendizagem para Todos: abordagens ativas para alunos protagonistas
- Como proporcionar aprendizagem para todos os alunos por meio de estratégias didáticas e práticas ativas, incluindo a avaliação?
Estratégias e práticas para analisar o cenário de aprendizagem de sua sala de aula e, em seguida, tomar decisões para planejar, diferenciar, ajustar e avaliar, mantendo-se dentro das diretrizes de tempo e currículo. Diferenciais:
- Oferece aulas ao vivo com diálogo sobre os principais conceitos e práticas do curso de extensão, contextualizados na realidade dos participantes.
- Apresenta planos de aula e atividades destinados a diversos contextos e faixas etárias para que todos os alunos aprendam, aumentando a equidade e envolvimento de todos os alunos.
- Apresenta de forma prática como avaliar e desenvolver os alunos em diversos níveis de proficiência.
- Baseado em referências internacionais de destaque como o Project Zero - Harvard Graduate School of Education, continuamente testadas e adaptadas à realidade da escola brasileira.
- Ministrado por professores especialistas em diferenciação pedagógica que estão lecionando em escolas e aplicam a teoria na prática.
MÓDULOS
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Com este curso nosso aluno será capaz de:
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1 - Criando um Ambiente de Aprendizagem para o Protagonismo do Aluno.
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Criar um ambiente de sala de aula que proporcione protagonismo, colaboração, corresponsabilidade e cultura de aprendizagem e que se adequa a diferentes contextos.
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2 - Conhecendo os alunos: design de aprendizagem para todos.
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Utilizar abordagens e ferramentas para conhecer estilos de aprendizagem, habilidades, preferências, necessidades e outras particularidades que interferem na aprendizagem, tendo estratégias para lidar com essa diversidade.
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3 - Estratégias para a implantação de práticas ativas e diferenciação
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Implantar estratégias e práticas que atendam às necessidades e desenvolvam a aprendizagem de todos os alunos.
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4 - Avaliação para diferenciação
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Monitorar o avanço da proficiência, sabendo como responder à diversidade de estilos, ritmos e habilidades.
Conhecer estratégias para monitorar o impacto do ensino diferenciado no aprendizado de seus alunos como indivíduos e como turma.
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Docentes:
Juliana Pereira de Albuquerque Storniolo - Licenciada em Letras e Pedagogia. Mestra em Educação. Com 26 anos de experiência na Educação em cargos de gestão pedagógica e formação de professores.
Leilany Fernandes Rodrigues Arruda da Silva - Pedagoga e Mestra em Educação pela UFSCar. Há mais de 30 anos na Educação em cargos de Gestão pedagógica em escolas públicas e privadas, universidades e formação de professores.
Zilma Rodrigues Alves Benevenuto Faustini - Pedagoga, Pós Graduação em Psicopedagogia. Atuando há 40 anos em escolas privadas e na formação continua de professores.
Marina Loureiro Del'Bianco Lima - Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Há 15 anos na Educação atuando em sala de aula, na gestão pedagógica e formação continuada de professores.
George Ricardo Stein - Engenheiro de Produção. Doutor em Educação com 20 anos de experiência na Educação como Professor, Pesquisador, Consultor e Formador de Professores e Gestores.
Roberta Mayumi da Silva - Professora há 30 anos com experiência em ensino de inglês como língua estrangeira, pós graduação e educação bilíngue. Há 9 anos, coordena o Programa High School Americano. Graduada em Letras - Português e Inglês, Pedagogia e Direito. Especialista na área de Língua Inglesa.
Letícia Biral Faria - Professora de educação bilíngue há 8 anos, com experiência em ensino de Ciências para Ensino Fundamental, aprendizagem baseada em projetos e preparação de alunos para desafios acadêmicos. Bióloga com mestrado em Ecologia e licenciada em Pedagogia.
Ana Claudia Graciano - Professora há 05 anos com experiência em ensino de inglês, gestão e empreendedorismo. Atuou na área de Marketing por mais de 15 anos. Licenciada em Comunicação Social e Pedagogia. Especialista em Gestão Empresarial.
Formatos disponíveis:
Assíncrono – 100% gravado, podendo assistir quando e onde quiser. (120 horas)
Assíncrono com Imersão Pedagógica - aulas gravadas teremos 02 dias de imersão na Escola FourC, onde poderemos validar as práticas aprendidas bem como trocar experiências com os demais participantes e docentes e ainda criar um projeto com auxílio dos gestores do curso para aplicarem em suas escolas e salas de aula. (140 horas)
Assíncrono com aulas ao vivo - além das aulas gravadas teremos ao final de cada módulo uma aula ao vivo para trocar experiências, tirar dúvidas e interagir com docentes e demais participantes do curso. Vale ressaltar que esse modelo tem limite de 50 participantes, para que realmente consigamos entregar o propósito desejado de interação e troca de experiências. (152 horas)
Assíncrono + ao vivo + Imersão Pedagógica - Todo o conteúdo do assíncrono + Aprofundamento ao vivo e também a imersão... uma experiência completa do curso. (172 horas)